terça-feira, 6 de abril de 2010

A internet ao serviço da cultura

O website do museu da cidade de Lisboa

1- O Museu da Cidade foi criado com o objectivo de documentar e divulgar a história de Lisboa nas diferentes etapas da sua evolução.Desde 1979 que este museu se encontra instalado no Palácio Pimenta, com um programa museológico que traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação do território durante a pré e proto-história até à Implantação da República em 1910, dividido por períodos ou acontecimentos decisivos no desenvolvimento de Lisboa, nas suas mais diversas vertentes – urbana, económica, política, social e mental.Sendo um Museu de História e estando organizado de forma multidisciplinar, possui um espólio muito vasto e diversificado que se destaca pelo seu valor documental, iconográfico e artístico, possibilitando uma apresentação da cidade na sua multiplicidade.
2- O site do museu apresenta cronologicamente os vários acontecimentos marcantes da história de Lisboa através da suas colecções, (documentação do Arquivo Histórico, pinturas, gravuras, desenhos, cerâmicas, azulejos e objectos arqueológicos).O site oferece também a hipótese de conhecer a sua origem: pensado em 1909, só viria a ser inaugurado em 1942 no Palácio da Mitra e depois transferido para as instalações actuais.Através deste site podemos saber os horários de visita e também o seu preçário, tanto para adultos como para crianças. Podemos ainda conhecer a localização do museu, assim como os meios de transportes para melhor nos deslocarmos ao dito museu. Ainda a este nível podemos aceder ao museu em grupos, com marcação prévia.O site também nos apresenta os programas que o museu organiza no dia-a-dia, como é o caso do Projecto integrado de estudo e valorização da “cerca velha” de Lisboa, os 100 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA, a CAMPANHA LISBOA TEM HISTÓRIAS , JARDIM BORDALLO PINHEIRO, etc…

Na parte das exposições há as exposições permanentes em o museu apresenta-nos várias imagens e pequenos textos alusivos à sua história

Há o Fragmento de bordo e parede de taça, conservando uma asa “bífida”. Bordo levemente espessado no interior e parede denunciando um perfil hemisférico. Pasta de cor beige, dura e verniz negro, mate, medianamente espesso.
Há também uma Candeia de fabrico do norte de Itália, com bico ornado de volutas. O disco apresenta-se decorado com baixo-relevo que mostra duas figuras humanas, uma levantada e outra sentada, diante da fachada de um edifício com frontão triangular.
Há também encontrada durante a intervenção arqueológica realizada na Praça da Figueira, por ocasião das obras do Metropolitano de Lisboa em 1962, uma placa funerária estava associada a uma urna de incineração em barro, bem próxima dos vestígios arquitectónicos do que aparentava ter sido um monumento funerário imponente.
Constitui, portanto, um dos inúmeros vestígios de uma das principais necrópoles da cidade romana de Felicitas Iulia Olisipo.

Na parte das exposições temporárias o museu apresenta-nos várias imagens e pequenos textos alusivos à sua história .

Um Passo no Escuro - Fernando Calhau / Rui Chafes 3 Maio a 30 Junho

Sete Colinas da Lisboa18 de Setembro a 21 de OutubroSala do Destaque

Desenhos de A-Z 6 de Fevereiro a 29 de Março Pavilhão Preto

O site pode-nos mostrar também a secção de arqueologia, já que o Museu da Cidade desenvolve uma actividade arqueológica intensa desde as suas origens, reunindo um acervo valioso da história de Lisboa. Na década de 60 do século XX, pela mão da antiga conservadora Irisalva Moita, coube-lhe a responsabilidade por intervenções pioneiras como as do Rossio, Praça da Figueira e Teatro Romano.

3- Este Museu Virtual, além de providenciar informação sobre as peças e colecções que o museu contém (coração de um e-museum), tem certo tipo de preocupações como atrair visitantes, persuadir à deslocação ao espaço físico e providenciar opções ligadas à pós-visita. Ou seja, no fundo preocupa-se com, por um lado o planear e preparar a visita, e por outro, relembrar a visita. Preparar e planear o antes e o depois da visita ao museu físico. O visitante tem interesses que são anteriores à visita física como saber quais as colecções e peças presentes, horários, preços, planta do museu, regras, entre outras. Por outro lado, o visitante também tem interesses de natureza pós-visita, como por exemplo adquirir um livro sobre determinada peça que viu, saber mais detalhes sobre determinada colecção, entre outros.Isto não quer dizer que no espaço físico não existam preocupações desta natureza, no entanto, preocupações com o antes da visita estão mais ligados ao departamento de Marketing, Comunicação e Imagem, e não tanto ao Museu no sentido “nuclear”. Por outro lado, naturalmente que existem preocupações com o Depois da visita. Existem artefactos e lembranças que o visitante poderá adquirir no espaço. No offline, estas funcionalidades podem ser bastante optimizadas. Muitos visitantes acabam por consultar o website do museu seja antes de se deslocarem ao espaço, depois da deslocação, ou em ambos os casos.

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